fs5Poucos sabem, mas a Marvel têm super-heróis brasileiros em seus quadrinhos, mas é claro que foram criados nos Estados Unidos. Clique no link, para conhece-los .

Os heróis citados abaixo, são apenas os que eu conheço, e que consegui informações. Se você conhece mais algum super-herói brasileiro, escreva nos comentários. Clique aqui para ver a lista de super-heróis brasileiros da DC Comics.

1) Mancha Solar ( Primeira aparição 1982 )

Roberto da Costa era um jogador de futebol profissional, que chegou a ser cotado para uma escalação nas olimpíadas. Seus poderes mutantes se manifestaram pela primeira vez durante uma briga entre seu time  e um time adversário. Ele podia absorver e redirecionar energia solar, tinha força sobre humana, voo e capacidade de projetar calor e luz .
Dada a situação, as notícias de sua natureza mutante se espalharam rapidamente, chamando a atenção de Donald Pierce, um inimigo dos X-Men com tendências anti mutantes. Ele enviou mercenários para que sequestrassem a namorada de Roberto, Juliana Sandoval. Ela foi usada como isca para atrair Roberto para uma emboscada. Roberto estava prestes a ser morto pelos mercenários quando foi salvo pelas também mutantes Karma e Miragem . Juliana morreu durante esse confronto tentando proteger o namorado de um disparo.
Eles perseguiram Donald Pierce em busca de vingança e ainda foram ajudados, mais tarde, por Lupina  e Míssil. Depois que Pierce fugiu, o Professor Charles Xavier se ofereceu para treinar os cinco mutantes. Eles se tornaram os Novos Mutantes, uma equipe mirim dos X-Men que estava mais focada em aprender a controlar seus poderes do que em combater ameaças .

2) Magma ( Primeira aparição 1983 )

Amara Juliana Olivians Aquilla acreditava que era a filha de Lucius Antonius Aquilla, o primeiro Senador de Nova Roma, uma cidade escondida nas selvas da Amazônia. Essa civilização secreta era oriunda dos Romanos que fugiram devido a uma previsão, que o império romano seria destruído. Eles acabaram se desenvolvendo como uma civilização independente, aliados aos Incas que haviam fugido da colonização espanhola. Uma facção levantou-se em Nova Roma e quis transformar a república de Nova Roma em uma monarquia no estilo do governo Inca. O Senador Lucius Aquilla era o líder da oposição a esta facção e enviou sua filha Amara para viver nas selvas fora de Nova Roma, disfarçada como índia. Amara ficou escondida por anos, até que encontrou-se com os X-Men, que estavam em uma expedição na selva e descobriram seu disfarce, foi então que Amara e os X-Men foram capturados por soldados de Nova Roma e aprisionados. A sacerdotisa Selene decidiu que o sacrifício de Amara devia ser feito e usou seus poderes e começou a drenar a energia vital de Amara. Foi quando Miragem dos Novos Mutantes usou seus poderes e iludiu Selene, fazendo com que ela soltasse Amara. Entretanto Selene recobrou o controle e jogou Amara num poço de lava. De algum modo, os poderes de Amara se manifestaram e ao invés de morrer na lava, ela se fortaleceu, então com ajuda dos X-Men ela derrotou Selene.

3) Xexéu

Seu nome verdadeiro é André Mexer, e ele aparece na história “Saudade”, estrelada por Wolverine. É um garoto mutante que Wolverine conhece em Fortaleza, e que ele tenta levar para o Instituto Xavier. Xexéu tem o poder de mexer com o equilíbrio das outras pessoas ao redor, mas ainda não consegue controlá-lo bem. Acaba nas mãos de Kuhrra Daizonest, que o lobotomiza e o vende como empregado para as minas de garimpo da Serra Pelada. Wolverine o encontra e o leva para trabalhar como zelador no Instituto Xavier. Logan sempre imagina como Xexéu poderia ter se tornado um ótimo mutante com os X-Men, não fosse o estrago que Kuhrra fez nele.

4) Nata

Renata da Lima, ou Nata, é uma mutante , com super força, super velocidade e super resistência, que só aparece em uma história. A primeira manifestação de seus poderes é aos 13 anos de idade. Como acontece com muitos mutantes do universo Marvel, sua família a renegou e a obrigou a sair de casa. Anos depois, trabalhando como segurança em uma boate do Rio de Janeiro, separa uma briga entre dois grupos, sendo um deles comandado por Laolo, que não é mutante. Laolo está acompanhado de Jisa, sua namorada, que também não é mutante. Depois da noitada, Jisa leva o namorado para conhecer seus pais, religiosos fervorosos. Eles a proíbem de ver Laolo e dizem que se ela desrespeitasse essa ordem, seria expulsa de casa. Então ela sai e vai morar com o rapaz. O que ela não sabe é que Laolo não é nem um pouco fiel: ele tem várias “namoradas”. Jisa acaba engravidando dele, mas Laolo a pede para abortar. Revoltada e suspeitando que ele a estava traindo, ela sai da casa dele e vai para a boate onde Nata trabalha. Lá, ela começa a chorar e é consolada por Renata, que a leva para casa, a dá de comer e de vestir. Passam a viver juntas, se tornam amantes e Jisa decide que vai ter o bebê. Mas num dia, Laolo aparece na porta do trabalho de Nata com sua gangue, exigindo dinheiro e que ela esqueça Jisa. Mas Nata não deixa barato e enfrenta todos.

5) Paragon

Seu nome verdadeiro é Maya. Seus poderes são muitos, ela chega a parecer invencível: é quase invulnerável, possui super força, tem vigor sobre-humano, super reflexos, é capaz de se teleportar de uma forma limitada, é dotada de lâminas retráteis, pode se transformar em uma forma de metal, consegue lançar poderosas rajadas de energia e pode drenar vida orgânica. Só isso. No começo, Maya era uma indígena, mas, sem saber, tinha habilidades acima da capacidade humana. Mas um dia, o Dr. Niles van Roekel a capturou e, usando tecnologia alienígena, a transformou em um ciborgue. Assim, ela se tornou Paragon, uma arma que só obedecia ao comando de Roekel. Depois de testá-la, Roekel começa a cloná-la a fim de criar um exército imbatível de Paragons.